Airbag para motos, a nova empreitada da Piaggio

A italiana Piaggio vai desenvolver um novo sistema de airbag para motos em parceria com a Autoliv, gigante do setor automotivo, visando oferecer maior segurança para os usuários de motocicletas em scooters.

Veículos de duas (ou três, caso do MP3, um dos scooters mais famosos da Piaggio no exterior) estão em ascensão no mundo inteiro, principalmente em grandes centros urbanos, por oferecerem maior comodidade nos deslocamentos. E sua popularização vem trazendo itens de segurança mais avançado ao segmento de duas rodas, que passa a disponibilizar em seus veículos recursos como freios ABS e controle de tração.

O acordo entre Piaggio e Autoliv culminará no desenvolvimento de airbags que serão montados no chassi dos veículos e que abrirão em milissegundos, garantindo maior proteção ao piloto em caso de acidente.

Mikael Bratt, CEO da Autoliv, destaca que a iniciativa está ligada ao projeto Saving More Lives, que tem o propósito de oferecer soluções de segurança para mobilidade e que estão mais vulneráveis no trânsito. “O desenvolvimento desses produtos é parte integrante de nossa agenda de sustentabilidade e um importante passo para nossa meta de salvar até 100 mil vidas por ano até 2030”, comenta o executivo.

A Autoliv já desenvolveu os conceitos iniciais do novo airbag para motos com avançadas ferramentas de simulação e testes de colisão em escala real. Agora a empresa vai trabalhar em conjunto com o Grupo Piaggio para aprimorar ainda mais o produto e avaliar seu potencial.

Receba nossa pesquisa de mercado mobilístico 2021

E fique por dentro do melhor conteúdo de moto peças para a sua empresa!

Assine nossa Newsletter

E fique por dentro do melhor conteúdo de moto peças!